Os Servidores de Apoio ao Magistério de Goiana conquistaram seu Plano de Carreira em 2008, na época o plano incentivava a carreira e muitos servidores das escolas voltaram a estudar e fizeram Curso Técnico (Pro-funcionário), possibilitando estes servidores um melhor desempenho de suas tarefas, melhorando a qualidade da Educação e servindo melhor a população.
Ao longo dos anos não houve articulação e estratégias que unissem a categoria no enfrentamento das dificuldades, resultado disso é que os servidores das escolas estão ha 03 anos sem reajuste de salário, com o Plano congelado e outros direitos ameaçados.
Muitas injustiças foram cometidas, chegando ao ponto do Servidor de Apoio ao Magistério receber um salário menor do que os Servidores de outras Secretarias. Incrível! mesmo o Servidor tendo cargo, qualificação e tempo de serviço igual, pelo fato dele ser da educação seu vencimento base é menor.
Quando o SINPROMG recebeu em sua base estes Servidores organizou um estudo da situação e comparou as diferenças do Plano de Carreira dos Servidores das Escolas e das outras Secretarias da Prefeitura. Não foi surpresa quando verificamos diferenças que chegam a R$ 500,00 só no salário base. A ação judicial que corre na Segunda Vara de Goiana procura corrigir esta situação, afinal a lei determina que para o mesmo cargo exista um único salário, fato este que não está acontecendo atualmente.
Unidos no SINPROMG e lutando, a esperança e a convicção da Diretoria é de que mais uma vez a sentença seja favorável beneficiando todos que lutaram contra este absurdo.